Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

3º B - Trabalhos sobre O Passado do Meio Local

No primeiro período de aulas, os alunos do 3º B, no âmbito do tema de Estudo do Meio "O passado do meio local", realizaram em grupo trabalhos sobre Alcains. No total foram desenvolvidos 6 temas diferentes. Não foi fácil chegar ao produto final, mas o resultado foi deveras fantástico! Os alunos empenharam-se imenso em todas as fases do trabalho, tanto na pesquisa, como na organização e apresentação dos mesmos. A maioria do trabalho foi feito em sala de aula, mas alguns grupos puderam também contar com apoio das famílias, reunindo-se no fim-de-semana. Durante a fase da pesquisa e organização do trabalho a turma recebeu com muito agrado e alegria a visita do autor dos livros "História de Alcains", o sr. Florentino Beirão, a quem desde já agradece a disponibilidade e simpatia. 
Todos os grupos organizaram o trabalho em forma de livro, tendo o processamento do texto e das imagens (principalmente fotografias) sido realizado nos Magalhães da escola, para aplicação dos conhecimentos de informática adquiridos nas aulas de Oferta Complementar. Deixamos aqui para que todos possam consultar (e aprender) os diversos trabalhos. 
Convém, porém, esclarecer que, por terem sido realizados por crianças ainda muito novas (8 anos), não será de esperar demasiada perfeição a nível de desenvolvimento dos assuntos. Apesar de se ter recorrido a fontes bibliográficas credíveis, poderá acontecer que algum facto ou data apresentada possa não estar totalmente correto. Aconselhamos por isso a consulta das obras e sites apresentados nas diversas bibliografias disponibilizadas nos trabalhos. Pedimos desculpa aos autores se nem todas as citações estiverem devidamente assinaladas (nesta idade os alunos têm ainda muita dificuldade em resumir por suas palavras as ideias contidas nos livros, pelo que por vezes copiam partes integrais do texto). A seu tempo aprenderão a melhorar nesse aspeto! Obrigada.
 A docente: Ana Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário